O que é auxílio-doença do INSS
2018-07-19O auxílio-doença é uma assistência temporária que os cidadãos doentes podem receber do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
Ele é concedido apenas quando se comprova, por perícia médica, que a pessoa tem alguma condição incapacitante para a atividade profissional que desenvolve e pretende pedir a aposentadoria por invalidez.
Além disso, o auxílio-doença também pode ser permitido se o indivíduo faz uso de medicamentos com efeitos colaterais que o incapacitem.
Assim como a aposentadoria, esse benefício também tem valor variável e o INSS o determina como 91% do salário-benefício multiplicado pela média de contribuições.
Como pedir o auxílio-doença do INSS
Deve-se agendar um atendimento de perícia no INSS mais próximo e esse agendamento pode ser pelo site (https://www.inss.gov.br/beneficios/auxilio-doenca/) ou pelo número 135.
Na solicitação de benefício, o instituto de seguridade pedirá alguns dados do contribuinte e, depois, agendará a perícia.
Quando o médico perito atesta que o auxílio-doença deve ser concedido, o cidadão recebe uma carta do INSS, inclusive com as informações bancárias e o seu valor.
Por outro lado, pode-se pedir uma nova perícia no caso de o médico não conceder o auxílios-doença.
Perícia médica do INSS
A perícia pode ser assemelhada a um exame admissional, mas inverso: o trabalhador quer comprovar que não consegue exercer sua atividade profissional.
Trata-se de uma consulta comum na qual o perito pode fazer exame clínico e também analisará os comprovantes médicos que o requerente levar.
Algumas providências fazem com que a perícia seja mais fácil e aumentam a probabilidade de o auxílio-doença ser concedido.
Para começar, é necessário que o cidadão não queira convencer o médico perito: é mais funcional apenas responder o que ele questionar e falar apenas dos sintomas ou das causas da incapacitação.
Quando o cidadão tenta convencer o perito, falando como está mal e coisas semelhantes, aparenta falsidade e o INSS é bastante precavido com relação a fraudes.
Toda a documentação médica levada deve ser recente: se o laudo ou a receita do remédio estiver ultrapassado, o médico não o considerará e a pessoa terá de remarcar a perícia.
O auxílio-doença do INSS pode ser revogado?
O recebimento do auxílio-doença pode não ser permanente e o Instituto Nacional de Seguridade Social realmente o cancela no caso de o cidadão curar-se da sua condição.
O beneficiado se submeterá a perícias para comprovar que continua inapto para seu trabalho e é fundamental que ele não falte a essa perícia para que o seu auxílio não seja automaticamente suspenso.
Como ser aprovado na perícia?