Tudo sobre desequilíbrio hormonal
2020-04-29Você já ouviu falar que o Tribulus Power Funciona como um regulador de hormônios?
Sabia que hormônios desregulados podem afetar diretamente a qualidade de vida da mulher?
Exatamente, a insulina secretada pelo pâncreas, estrogênio produzido pelos ovários, cortisol liberado pelas glândulas supra-renais, tiroxina produzida pela tireoide …
Várias dúzias de hormônios distintos circulam no sangue para orquestrar o bom funcionamento do organismo.
Se todos tocam precisamente sua pontuação, a sinfonia é harmoniosa: temperatura corporal, pressão arterial, batimentos cardíacos, assimilação de alimentos, eliminação de desperdícios, gerenciamento de emoções, etc.
Por outro lado, se um ou mais deles fizerem anotações falsas, tornarem-se inaudíveis ou muito altos, aparecerão dissonâncias. Assim, sente-se a menor perturbação do nosso equilíbrio hormonal: afeta o nosso bem-estar e a nossa saúde.
Os sintomas clássicos do desequilíbrio hormonal
A cada segundo, graças aos hormônios, 60.000 bilhões de células em nosso organismo trocam informações muito complexas.
Esse sistema de comunicação deve funcionar com perfeição, caso contrário, os danos se espalharão como uma mancha de óleo.
Os sintomas mais comuns de desequilíbrio hormonal são um cansaço duradouro, mudanças de humor perpétuas, baixa libido, distúrbios digestivos, queda de cabelo, transpiração excessiva, insônia, sistema imunológico enfraquecido, bem como ganho ou perda de peso na ausência de excesso ou restrição alimentar.
Menopausa, um fator de risco conhecido
À medida que envelhecemos, as glândulas do sistema endócrino também envelhecem. Sua produção hormonal geralmente se torna caótica, resultando em desequilíbrios mais frequentes.
Nas mulheres, a chegada da menopausa é um período conhecido de agitação (cessação da menstruação, pele seca , enfraquecimento dos ossos, etc.) justamente por causa do ressecamento dos hormônios femininos.
Outros distúrbios hormonais causam tanto distúrbio. Uma desordem das glândulas supra-renais , por exemplo, perturba o metabolismo do açúcar e proteínas, bem como o ajustamento da pressão arterial.
Uma glândula tireóide que fica ociosa rapidamente leva de 10 a 15 kg, induz grande cansaço matinal, depressão, constipação, cãibras musculares …
Agentes causadores do desequilíbrio hormonal
O estresse, o tabagismo e exposição a metais pesados são considerados agentes causadores de transtornos das atividades das glândulas endócrinas.
Seu impacto é particularmente prejudicial para os ovários, tireóide, pâncreas e glândulas supra-renais.
Mas outros agentes, cada vez mais presentes em nosso ambiente diário, interferem consideravelmente em nosso sistema hormonal: os famosos desreguladores endócrinos (bisfenol A, pesticidas organoclorados, compostos perfluorados …).
Ao se ligarem aos receptores hormonais nos tecidos, eles perturbam a atividade das glândulas endócrinas.
Esses disruptores são encontrados em todos os lugares: em pastas de dentes e produtos cosméticos, têxteis, brinquedos, certos equipamentos elétricos etc. Sua onipresença multiplica desequilíbrios hormonais.
Como encontrar o equilíbrio?
Em caso de dúvida, fale com o seu médico. Ele fará um exame clínico e prescreverá exames de sangue e urina para diagnosticar um possível distúrbio hormonal.
Se for um desequilíbrio dos hormônios femininos (estrogênio e progesterona), é necessária uma consulta com um ginecologista para compensar os déficits.
Caso contrário, é melhor consultar um endocrinologista, o médico especialista em hormônios, que pode prescrever medicamentos, se necessário.
Pequenos desequilíbrios hormonais também podem ser melhorados através da dieta. O ideal é nunca comer a mesma comida mais de duas vezes por semana. Também é melhor restringir cereais e laticínios.
Por outro lado, não apague a carne e o peixe, essenciais para o equilíbrio hormonal. Os frutos do mar também são recomendados porque são uma boa fonte de iodo, essencial para a tireóide.
Além disso, você pode fazer uso do Tribulus Power, pois o mesmo atua equilibrando os níveis hormonais no organismo.
Proteger-se do estresse e desreguladores endócrinos também é essencial.