|
Ana
Paula Souza
Graduada em Nutrição e Educação física, especialista em Educação
especial, especialista em fisiologia Humana. Nutricionista: CRN: 2556
Atende na Clínica de Nutrição Santé, Clínica de Oncologia e
Radioterapia Santana em Maringá e também é Consultora de Colégios
renomados da cidade.
Contato |
|

Fruto da Videira
O cultivo da videira no Brasil teve início por volta do ano de 1535, na
Capitania de São Vicente, e como nada na vida, isto não foi a toa.
Melhor e mais nutritivo do que o vinho, estudos tem revelado que o suco
de uva preta ou rosada pode trazer os mesmos benefícios à saúde por
conter os poderosos antioxidantes, chamados flavonóides, aos quais se
atribuem os bons efeitos do vinho sobre o coração.
Os flavonóides no suco de uva, como os do vinho, se mostraram capazes de
evitar a oxidação do chamado mau colesterol, LDL ou lipoproteínas de
baixa densidade, que levam à formação de placas nas paredes das
artérias.
Pesquisadores da University of Wisconsin Medical School em
Madison pediram a 15 pacientes, que já mostravam sinais clínicos de
doença cardiovascular, incluindo artérias entupidas, que bebessem
diariamente um copo de suco de uva. Após 14 dias, os testes sanguíneos
revelaram que a oxidação nesse pacientes estava significativamente
reduzida. E imagens de ultra-sonografia mostraram mudanças nas paredes
das artérias, indicando que o sangue tinha fluído mais livremente.
"Com o suco de uva, pode-se beber bastante para obter os benefícios sem
se preocupar em ficar intoxicado." Dizem os autores. Nos últimos anos,
os estudos sugeriram que o vinho tinto e os flavonóides encontrados na
cerveja preta podem estimular o bom colesterol e evitar o coágulo
sanguíneo. Ainda assim a maioria dos médicos reluta em recomendar o
álcool, por temer que seja usado como desculpa para beber demais.
A evolução dos estudos neste sentido acreditam que antioxidantes do suco
de uva permanecem no corpo por mais tempo do que os do vinho.
Recente artigo científico editado em janeiro de 2000 pela revista
American Journal of Clinical Nutrition, mostrou que o
antioxidante presente no suco de uva permanecia no sangue por mais de 4
horas depois de bebido pelos voluntários.
Comer uvas brancas ou verdes, ou beber seu suco, também não tem o mesmo
efeito, porque não contém os flavonóides que as uvas pretas e rosadas
tem.
Dica: Se o suco de uva ficar doce demais, adicione um pouco de
suco de limão para abrandar a doçura.
Dra.Andréa Abdala Frank
Nutricionista, Prof. do Instituto de Nutrição UFRJ
a.abdala@uol.com.br |