|
Ana
Paula Souza
Graduada em Nutrição e Educação física, especialista em Educação
especial, especialista em fisiologia Humana. Nutricionista: CRN: 2556
Atende na Clínica de Nutrição Santé, Clínica de Oncologia e
Radioterapia Santana em Maringá e também é Consultora de Colégios
renomados da cidade.
Contato |
|
Café
sem cafeína reduz risco de diabetes
Um grande estudo reunindo 28 mil mulheres descobriu que beber mais de
seis xícaras de café descafeinado ao dia estava associado a um risco 33%
menor de desenvolver diabetes comparado com não beber café de jeito
nenhum.
As mulheres que bebiam café com cafeína tinham uma redução no risco de
desenvolver diabetes muito menor.
O estudo que levou 11 anos sugere, ao contrário do que outras pesquisas
indicavam, que o consumo de cafeína não reduz o risco de diabetes.
As mulheres analisadas estavam no período pós-menopausa e participaram
do projeto entre 1986 e 1997.
No início do estudo, nenhuma das mulheres tinha diabetes ou doenças
cardiovasculares.
A conexão entre beber café descafeinado e a redução no risco de diabetes
foi encontrada em mulheres com pesos e idades diferentes.
Outros ingredientes
Os pesquisadores procuraram entender se havia algum outro ingrediente no
café descafeinado que pudesse estar contribuindo para isso.
Minerais encontrados no café como magnésio e ácido fótico podem ajudar a
controlar o nível de açúcar no sangue, mas os pesquisadores não puderam
estabelecer uma ligação com o material que eles tinham.
O café também contém uma série de fitoquímicos que aparentemente tem uma
alta atividade antioxidante que, segundo pesquisadores, poderia proteger
células que produzem insulina contra danos, prevenindo ou adiando o
desenvolvimento de diabetes.
Outros estudos sugeriam que a cafeína pudesse ser o ingrediente
responsável pela proteção, mas agora o nosso estudo contradiz esses
resultados, disse o líder do grupo, Dr Mark Pereira.
Aparentemente, existe grande potencial no café para ajudar a reduzir o
risco de diabetes. Identificar o ingrediente que proporciona isso deve,
com certeza, ser objetivo de pesquisas futuras, afirmou Pereira.
O representante da Diabetes UK, Roopinder Brar, concorda que mais
estudos são necessários para determinar qual o ingrediente no café
descafeinado pode ajudar a reduzir o risco de diabetes.
Beber mais de seis xícaras de café ao dia pode ter outros efeitos menos
benéficos, levando, por exemplo, à desidratação, afirmou Brar.
Se as pessoas realmente querer reduzir o risco de ter diabetes, então
elas precisam fazer exercícios regularmente e manter uma dieta saudável.
Essa é a receita mais segura até agora, completou.
Veja mais!
Arte
em Café
e
Receitas C/
Café
----------------------------------------------------------------
This message was sent using IMP, the Internet Messaging Program. |